POR QUE PAGAMOS TANTOS TRIBUTOS?
- Filipe Franco Ferreira
- 13 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Apesar de nem todos terem a noção aproximada do quanto pagamos em tributos em nosso dia a dia, uma coisa é certa; Todos sabem que pagamos MUITO. São inúmeros e caros impostos, taxas e contribuições que nos perseguem a cada transação financeira ou comercial que fazemos. Mas você já parou pra pensar o motivo de uma carga tributária tão alta?
A carga tributária no Brasil gira em torno de 35%. Isso significa que ao gastar R$ 100,00 em média, R$ 35,00 vão pra o nosso sócio, (que participa dos nossos ganhos mas não dos nossos prejuízos) o Estado. Existem casos mais extremos claro. Ao comprar um carro novo produzido no Brasil, cerca de 43% são tributos. É como se a cada carro que você compra, você pudesse quase comprar outro, um verdadeiro absurdo.
Existem alguns motivos para a carga tributária ser tão pesada, mas o principal dele é o TAMANHO DO ESTADO.
Quanto mais o Estado precisa gastar, maior será a carga tributária. Isso porque dificilmente são cortados custos ou despesas por eles. O que é tão óbvio na nossa vida pessoal e nas empresas, o conceito de economia de recursos e também seu bom aproveitamento, infelizmente não vemos acontecer no Estado brasileiro. Veja que eu digo Estado e não governo por um simples motivo. Entra governo e sai governo e a rotina de aumento da carga tributária continua. Então podemos concluir que essa é sim uma prática de Estado no nosso país.
O falso discurso de que o Estado proverá tudo “de graça” a sua população só faz com que o mesmo se infle e continue sua ineficiência. Por outro lado, isso atrai muitos votos, mas a conta quem vai pagar somos nós, a população em geral e principalmente os mais pobres que são os que mais sofrem com o pagamento de tributos pois proporcionalmente 35% sobre um salário mínimo faz muito mais diferença na vida de quem o ganha, do que 35% na vida de quem ganha 10mil por exemplo.
Precisamos de um Estado menor, que interfira menos em nossa vida, em nossas finanças e empresas. O Estado não precisa ter empresa de Petróleo, de entrega de correspondências e pasmem, empresa que fabrica preservativos. O Estado precisa se focar naquilo que é seu dever para com sua população. Segurança pública, segurança nacional, garantia de direitos individuais.
O Estado grande traz consigo burocracia, corrupção, privilégios para poucos, ineficiência e outros tantos problemas que fazem mal para o país e passam a custar cada vez mais caro. E essa conta sempre chega.
O descaso com tudo isso deve ser entendido por todos e da mesma forma combatido. Como disse a grande primeira ministra da Inglaterra Margaret Tatcher: “Não existe dinheiro público, existe dinheiro do pagador de impostos”.

Yorumlar